sexta-feira, 8 de junho de 2012

Por onde começar?

Essa é uma pergunta muito comum entre os casais de noivos. Eles sabem que querem se casar e fazer uma belíssima festa, mas não fazem idéia por onde começar.
É a partir da lista de convidados que dimensionamos o tamanho da festa, então esse é um bom começo.
Faça uma lista com bastante calma e coloque todas as pessoas que gostariam que fizessem parte desse momento tão importante para vocês. É sempre bom lembrar que quanto maior a quantidade de convidados, maior será o desembolso gasto com a festa. Em um segundo refaça a lista se necessário. E para mim, o mais importante,estabeleça uma estimativa para gastar com o casamento.
Depois é à hora de procurar pelo local da cerimônia e da festa. Sempre observe o tamanho dos locais para ser compatível com a quantidade de convidados que se pretende ter.
Se a igreja escolhida for bem procurada, sugiro agendar a data com até 2 (dois) anos de antecedência; apesar da maioria das igrejas  hoje,só fazerem este agendamento com um ano de antecedência para o casório.
Uma maneira mais econômica é realizar a cerimônia no mesmo local da festa – há espaços maravilhosos com essa opção – além de não precisar conciliar a disponibilidade de data nos dois locais.
Não se esqueça de se informar se os locais escolhidos possuem lista de profissionais cadastrados e se há possibilidade de levar outros profissionais de sua escolha, senão, aquele profissional que você tanto queria que fizesse parte da sua relação de fornecedores, não terá como lhe ajudar.
Tudo pronto,agora vem a  hora de começar a conhecer os profissionais para fazer a escolha certa para seu evento acontecer com sucesso.
  • Coral: analisar desenvoltura na execução de músicas em vários ritmos; a fidelidade em relação à originalidade da música; e se possível vá até o local onde acontecerá o seu casamento (no caso de igreja) e assista a apresentação do coral, pois lá você verá com a acústica do local como é a apresentação do mesmo.
  • DJ ou banda: independente da escolha, pois é muito pessoal, é importante que ambos lhe ofereçam uma breve apresentação de seu trabalho (em um mini estúdio se for o caso), ou apresente um DVD com gravações de sua apresentação.
  • Buffet: nesse momento já deve se ter em mente que tipo de festa irá fazer. Pode ser um jantar, almoço, um brunch ou um coquetel. A maioria das empresas oferece o serviço de degustação dos pratos que serão servidos no casamento – conforme escolha anterior do cardápio - o que ajuda e definir melhor as escolhas e aprovar a empresa. Caso a empresa não ofereça este serviço o ideal seria se você tivesse tido uma indicação ou até mesmo observado / degustado o serviço da empresa em algum evento que esteve resente.
  • Decoração: em um primeiro momento é importante sentir segurança no profissional, pedir para ver fotos e material que costuma utilizar nos eventos como: vaso, velas, e visitar alguns espaços que o decorador vai decorar antes de fechar contrato. Até definir exatamente como será a sua decoração leva algum tempo, por isso visitar o espaço decorado, consultar revistas especializadas é muito importante, inclusive para mostrar o que te agrada mais.
  •  Foto e vídeo: no final é o que realmente fica para recordar e reviver o momento mágico, por isso uma boa escolha é fundamental. Peça indicações e analise bem o que ele tem para te oferecer. Veja alguns álbuns de eventos realizados e assista aos DVDs. Tire todas as suas dúvidas e não hesite em questionar.
  • É importante pesquisar de 03 a 04 profissionais no mínimo para cada item, e escolher o que melhor se adequar as suas expectativas e verba disponível. Escolha por profissionais qualificados e que possam garantir o serviço contratado, que tenha preço justo e de preferência que tenha referências e/ou seja, indicado, porque todos os itens são importantes e fazem toda a diferença no final.
  • Uma outra opção é contratar um profissional de Assessoria de Casamento. Contratar uma Assessoria é um privilégio, significa contar com ajuda de alguém experiente e que atua em vários papéis: consultora financeira, produtora com perfil de identificar os profissionais certos. Acompanha e participa das reuniões com fornecedores, dando apoio a todas as decisões que precisam ser tomadas. O trabalho é justamente facilitar as tomadas de decisões, desde a escolha do local até a coordenação do casamento. Além de permitir que os noivos possam dar continuidade a sua rotina, por ter o respaldo necessário, e até suporte emocional.
  • Seguindo com as escolhas dos profissionais, claro que não vamos esquecer dos deliciosos docinhos, que são uma apresentação à parte, do bem-casado, do bolo e ainda das doces lembrancinhas, que muitas vezes são uma atração a mais.
  • Escolha os convites de acordo com a sua festa: clássica, moderna, sempre contando com uma quantidade maior de convites na hora da confecção dos mesmos, pois podem ocorrer erros na hora de caligrafar e vocês podem ter esquecido aquela pessoa querida na hora de colocar no papel.
  • O traje do noivo, pais, padrinhos, damas e pajens podem ser alugados sempre observando o horário da cerimônia.
  • O modelo ideal para o vestido da noiva é o que reflita o seu jeito e que esteja adequado ao seu manequim.
Para finalizar, questione todos os profissionais ou empresas sempre quando não concordar ou achar determinado item inadequado. Substitua se for o caso, dê sugestões, pois a festa deve refletir o estilo dos noivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário